Projeto Maker: fliperama usando Makey Makey e papelão

Na segunda metade de 2023, a Escola Terra Mater e a empresa Bê-a-Bá Maker se juntaram para proporcionar uma experiência educacional para os alunos do 7º ao 9º ano. O objetivo era incentivar a criação de uma startup de desenvolvimento de jogos, resultando na construção de um fliperama usando a tecnologia Makey Makey e papelão na prototipagem dos projetos.

Makey Makey é um dispositivo eletrônico interativo que permite transformar objetos comuns em um controle remoto. Desenvolvido para ser utilizado de forma criativa e educativa, o Makey Makey funciona conectado a um computador e utiliza a condução de eletricidade através de objetos condutores para simular a função de teclas do teclado ou botões do mouse.

O processo foi planejado, começando com o desafio de criar uma startup de jogos, seguido pela fase de prototipagem. Durante essa etapa, os alunos exploraram conceitos de design, desenhando os seus projetos e exercitando os fundamentos vistos no primeiro semestre para o desenvolvimento de seus jogos.

Depois, a atenção se voltou para a construção das estruturas do fliperama. OS alunos transformaram placas de papelão em uma base sólida e resistente aos futuros jogadores dos fliperamas. A criatividade apareceu, com diferentes abordagens, desde amarrações até o uso de treliças e colunas, todos moldados para fortalecer e suportar o peso da estrutura..

O toque final foi dado na etapa do acabamento, onde a ênfase foi na aparência do projeto com os formatos dos clássicos fliperamas e na experiência de jogo. Botões, joysticks e a jogabilidade foram cuidadosamente criados e integrados, criando uma  verdadeira experiência de funcionamento dos fliperamas.

Por fim, a programação entrou em cena. Usando o Scratch, os alunos deram vida aos seus jogos, incorporando temas das disciplinas estudadas ao longo do ano. Essa abordagem não só incentivou a criatividade, mas também consolidou o conhecimento adquirido em sala de aula de maneira prática e divertida.

Este projeto, além de desenvolver habilidades técnicas, promoveu a colaboração, a inovação e a resolução de problemas. A integração entre educação e tecnologia proporcionou uma experiência enriquecedora que ampliou o horizonte dos alunos, inspirando-os a explorar novos caminhos no mundo da criação e da programação de jogos.

A experiência foi uma jornada estimulante para os alunos, oferecendo não apenas aprendizado prático, mas também a oportunidade de vislumbrar um futuro promissor na interseção entre educação e tecnologia. Este projeto certamente inspirará qualquer pessoa a se envolver, criar e explorar o mundo da criação de jogos.