Meteorologistas de plantão

No processo de aprendizado infantil, é muito importante reconhecer e compreender os fenômenos que acontecem no mundo onde vivemos. Por isso, no Terra Mater, nossos alunos são estimulados a partir de atividades baseadas na observação do meio ambiente, para assim apoiar e tangibilizar o aprendizado das disciplinas curriculares.

Esse é o caso do projeto “meteorologistas de plantão”, quando nossas crianças do G4 são sorteadas diariamente para serem “meteorologistas”. O meteorologista observa como está o dia: se está sol, nublado, chovendo forte ou fraco e compartilham, com seus colegas, suas observações. Vejam alguns dos relatos da tuma de 2021:

💡“Quando tem muitas nuvens no céu, está nublado.” (Maria Eduarda)☁

💡“Hoje o céu está muito azul e com um Sol lindo.” (Gabriel) ☀

💡“Quando a chuva é fraca, falamos que está garoando.” (Gustavo)☂

💡”Quando ouvimos um som forte do trovão é porque está chovendo forte.” (Manuela) ⛈

💡”O vento não podemos ver, mas podemos sentir na nossa pele.” (Catarina)

💡”O Sol está muito lindo hoje, o céu está sem nuvens.” (Isabelle)🌞

💡“Eu não vi o vento, mas vi as folhas da árvore e da samambaia balançando, só pode ser o vento.” (Adam)

💡”O vento forte se chama ventania, balança tudo, folhas, sujeira do chão, bagunça até o cabelo da mamãe.” (Théo)🌪

No ano passado, durante o projeto, as crianças construíram um colar do tempo com as informações climáticas que foram observando. Ao final do mês, verificaram o colar, levantaram hipóteses e fizeram estimativas: têm mais dias de sol, nublado ou chuvosos? Quantos dias de chuva, quantos de Sol?

Por fim, utilizaram contagem, construíram gráficos simples e estabeleceram a relação número/quantidade.

Em nossa escola, de uma forma prazerosa e significativa, são potencializadas as situações para o aprendizado da Matemática.

Um mundo inteiro de percepção e conhecimento começa aqui. Venha conhecer nossa proposta. 📞 11. 4336.5590 / 📱 11.94456.7317