Como pode nascer um projeto?

“Um peixinho, pequenininho, quando abre a boca faz assim, plim plim!

Mas o tubarão, quando abre a boca, faz um barulhão”.

A partir dessa brincadeira, as crianças se interessaram por saber como é o oceano, o mar e que animais existem neles! A professora, realizou alguns questionamentos sobre o tema, buscando saber os conhecimentos prévios de seus alunos: O que é oceano? Por que o mar tem ondas? Por que devemos cuidar dos oceanos? Existe vida nos oceanos e mares?

Veja o que alguns de nossos alunos de 4 anos responderam à sua professora.

💡 “Acho que é muita, mas muita água que tem no mar”.  (Ana Elisa)

💡 “No nosso planeta Terra tem terras e água, deve ser o oceano” (Marina)

💡 “O oceano é o mar”. (Laura)

💡 “Não dá para ir no oceano, só se formos de barco, o oceano é o mar cheio de água”. (Carolina)

💡 “Devem ser as baleias que fazem as ondas”. (Isabelle)

💡 “Eu tenho um livro que tem muitos animais marinhos que vivem no fundo do mar: os tubarões, águas-vivas…”. (Lívia)

💡 “Devemos cuidar do oceano, minha irmã disse que não podemos jogar canudos no mar, se não entra no nariz das tartarugas”. (Jordanna)

O momento, então, foi aproveitado para ser trabalhado o tema declarado pela ONU como: “A década do Oceano” (2021 – 2030). Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos e desenvolver ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.

O projeto foi enriquecido com a observação do Mapa Mundi, apreciação de vídeos sobre o assunto, confecção de animais que habitam o ambiente estudado, listagem de palavras dos animais, confecção de um “Oceano” em sala de aula, muita diversão e aprendizado… certamente ficaram, em nossas crianças, gotas de esperança que nos permitem pensar em um mundo melhor!

Um oceano inteiro de exploração e aprendizado começa aqui. Agende uma visita, venha conhecer nossa proposta. 📞 11. 4336.5590 / 📱 11.94456.7317