A Matemática na Arte e no Jogo?

Dentre todas as disciplinas que compõem o currículo escolar, talvez a mais a matemática seja a mais temida. Como herança do ensino tradicional, recebeu a fama de difícil de ser compreendida e de aplicação restrita a algumas áreas profissionais. Quando, na realidade, está intimamente relacionada com a nossa vida cotidiana e cada vez mais presente em todas as áreas de atuação.

Por isso aqui, na Escola Terra Mater, tornamos o ensino da matemática agradável, significativo, tangível e experienciável para os alunos.

Um exemplo disso, foi vivenciado pelas nossas crianças do G4, em 2021, quando experimentaram a vivência da Matemática na Arte. Durante a atividade os alunos se “encontraram” com Piet Cornelis Mondrian (1872-1944), um artista que é referência da união moderna entre a Matemática e a Arte. A partir da análise e reflexão das obras de Mondrian, os pequenos produziram releituras e criaram suas próprias obras, inspirados na sua arte abstracionista que faz uso de formas e conceitos geométricos.

Outro exemplo, aliou o ensino da matemática com Jogos através de peças de Lego. Nessa oportunidade nossas crianças utilizaram peças que se encaixam e que permitem inúmeras combinações, para trabalharem a concentração, a orientação espacial, a motricidade, a autonomia, a criatividade e a imaginação, além de conceitos tão importantes como a classificação (agrupamento por cores, tamanhos, etc.) ou a seriação (comparação de objetos para estabelecer a diferença entre eles).

A prática dessas atividades espontâneas da criança permite-lhe perceber o mundo de forma lúdica e divertida.

Um mundo inteiro de artes e matemática começa aqui. Venha conhecer nossa proposta. 📞 11. 4336.5590 / 📱 11.94456.7317