“Podemos encontrar os números em toda parte, nas placas, nas casas, nas roupas, eu achei nessa fita”. (Catarina)
“Olha achei o número 12 nessa caixa de canetinhas, aqui cabe então 12 canetinhas”. (Miguel)
“No relógio também aparecem vários números…”. (Marina)
“Na fita métrica da minha vó tem muitos números ela usa para saber a medida do fio que ela usa no crochê”. (Jordanna)
Desde muito pequenas as crianças estão inseridas em um Universo no qual o conhecimento matemático se faz presente cotidianamente. Elas ouvem as pessoas dizendo palavras que nos dão ideia de números ao atribuir quantidades aos objetos, informar a idade, o peso, a altura, comparar preço de produtos… enquanto a criança brinca ela usa a matemática para medir distância, diferenciar o pesado do leve, ela desenvolve conceitos espaciais como em cima e embaixo, fora e dentro, frente e atrás, entre outros.
Em nossa escola, as situações de aprendizagem que visam um avanço no processo de investigação do conhecimento matemático tornam-se diferenciadas e potencializadas a partir da mediação do professor, que intencionalmente, propõe desafios e faz questionamentos apropriados sobre cada contexto.
Ao refletirem sobre os diferentes usos da Matemática e buscarem a resolução de diferentes situações problematizadas, nossas crianças, por meio do manuseio de diferentes materiais e estímulos, são incentivadas a compreenderem as situações-problema propostas e definirem as suas ações.
É na Educação Infantil que a criança constrói os conhecimentos que serão lapidados ao longo de sua vida.
Deixe um comentário