Programa Passaporte: habilidades para a vida

A Escola Terra Mater, visando promover a saúde emocional de seus adolescentes, aplica, às turmas de 6º e 7º anos, o programa Passaporte: Habilidades Para a Vida.

O objetivo do programa, é ampliar as possibilidades de estratégias para que os adolescentes se tornem melhores equipados para lidar com dificuldades e conflitos do cotidiano a partir do desenvolvimento de habilidades como: raciocínio crítico, comunicação, relações interpessoais e regulação emocional.

O programa é aplicado em nossa escola, semanalmente, nas aulas de Orientação Educacional, por um professor capacitado. São 18 aulas com atividades interativas e divertidas, que trazem como fio condutor histórias em quadrinhos que abordam os temas de cada vivência de maneira fantasiosa, mas que trazem uma reflexão baseada em situações da vida real.

Os pais também são envolvidos no programa, recebendo informações sobre cada módulo e orientações de como interagir com o seu filho.

No módulo 2, por exemplo, relacionamentos e ajuda mútua, os alunos tiveram

oportunidade de identificar como fazer amigos e desenvolver habilidades para lidar com problemas que podem ocorrer no relacionamento com outras pessoas. Uma das dinâmicas aplicadas durante a aula para que se discutissem questões relacionadas ao tema, foi a construção coletiva de uma árvore da amizade. Vejam que importantes e significativas reflexões.

“Melhorar as habilidades dos jovens de estabelecer e manter relacionamentos pode prevenir muitos problemas, incluindo conflitos não resolvidos e isolamento. Além disso, conversar com os outros é uma estratégia importante para obter ajuda em situações difíceis.”