Nossos pequenos já sabem que ao misturar duas substâncias como água e detergente eles conseguem fazer bolinha de sabão. Será que misturando a terra com a água também conseguiremos fazer bolinhas? Por quê? Esses elementos têm cheiro? Conseguimos pegar na mão?
Esses foram os questionamentos feitos aos nossos alunos de 3 anos. Em nosso delicioso quintal, brincando com terra e separadamente com água, nossos pequenos foram estimulados a observar atributos- fluidez, textura, temperatura, cor e cheiro de cada um desses elementos.
“Ao misturar esses dois o que mudou?”
🙋♂️ “Virou lama” – Felipe Morassi
🙋♂️ “A terra tem cheiro de quintal quando chove” – Lilwa
💡 “Conseguimos pegar a água na mão?” – Professora
🙋 “Não, ela é derretida. É de tomar” – Heloísa
💡 Quando terra e água se mistura, o que acontece?
🙋♂️ ”Vira terra com água!” – Otto
🙋♂️ “Vira piscina de terra” – Ana Luísa
🙋♂️ “Tem um rio que não tem ponte” – Júlia Ritcher, vendo a água escorrer na terra.
🙋♂️ “Ah, tudo bem se sujar” – Bella
Durante as brincadeiras com a estimulação da percepção tátil, inicia-se um processo fundamental de desenvolvimento da criança na educação infantil. O trabalho com a psicomotricidade permite o desenvolvimento motor de força e habilidades motoras finas promovendo maior qualidade nos desenhos feitos pelas crianças que, como precursores da escrita, traduzem o que a criança sente, pensa e deseja.
Nessas interações com o meio também estimulamos a linguagem expressiva e sem bloqueios, o pensar da criança sobre os questionamentos realizados, com levantamento e reformulação de hipóteses, base do pensamento científico.
São momentos tão necessários e envolventes que nossos pequenos artistas desenvolveram sua produção criativa livre produzindo esculturas com argila.
Um mundo de interações, descobertas e criatividade começa aqui. Agende uma visita e venha se encantar com as nossas propostas. 📞 11. 4336.5590 / 📱 11.94456.7317
Deixe um comentário