Observação do Globo Terrestre

A observação do  globo terrestre  sempre provoca um fascínio e aguça a curiosidade das crianças. Com o manuseio desse instrumento, as crianças demonstram seus conhecimentos, trazem as dúvidas sobre o assunto e os compartilham com os colegas.

Como dia e noite são formados? Onde estão determinados países? Por que temos diferentes horários nos países? Por que a água não “derrama”? Estes foram alguns dos questionamentos dos alunos do 2º ano.

Buscar respostas a essas perguntas exigem o aprofundamento no assunto e, a utilização de diversos recursos audiovisuais, auxiliam no processo de construção do conhecimento.

Alunos curiosos não só fazem perguntas, mas também procuram ativamente as respostas.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, recentemente conduziram uma série de experimentos para descobrir o que acontece no cérebro quando a nossa curiosidade é despertada.

Eles descobriram que, uma vez que a curiosidade foi despertada por alguma pergunta, indivíduos tiveram mais facilidade para aprender e lembrar informações completamente independentes. Isso acontece porque a curiosidade coloca o cérebro em um estado que lhe permite aprender e reter qualquer tipo de informação, que motiva o aprendizado.

Os pesquisadores também descobriram que quando a curiosidade dos participantes havia sido aguçada, além do aumento da atividade no hipocampo, que é a região do cérebro envolvida na criação de memórias, também houve aumento  no circuito do cérebro que está relacionado a recompensa e prazer.

Um mundo de curiosidades e aprendizado começa aqui. Agende uma visita e venha se encantar com as nossas propostas. 📞 11. 4336.5590 / 📱