Qual foi o primeiro livro que você leu?

Antes mesmo de desenvolver a habilidade de leitura independente, muito provavelmente, alguém começou lendo para você.

Aprender a ler é um processo que envolve várias capacidades e começa nos primeiros meses de vida, com o desenvolvimento da linguagem.

As crianças conhecem o som da língua antes mesmo de notarem a presença de palavras escritas em uma página. Quando os bebês são embalados com canções de ninar ou ouvem as histórias com livros ilustrados, começam a conectar sons e imagens e conseguem acompanhar visualmente um conjunto de ideias. Aqui, a criança começa a aprender a importância da língua e, mesmo antes de entrarem na escola, já estão dando muitos passos em direção à leitura.

A apropriação do código escrito exige uma teia de sinapses muito complexa, é preciso desenvolver alguns pré-requisitos como: desenvolvimento da linguagem oral; da coordenação motora fina e grossa; da coordenação visomotora; da consciência corporal; da imaginação e da criatividade.

Além disso, é importante inserir as crianças em um “ambiente alfabetizador”, aquele que facilite o acesso a livros, em que ouçam histórias, onde ler e escrever sejam práticas diárias. 📚✍

Em nossa escola, na Educação Infantil, as habilidades necessárias para a formação de um leitor competente são desenvolvidas por meio de jogos, brincadeiras, contação de histórias, cantigas de roda, atividades como correr, pular, escalar e dançar, desenhar, fazer colagens, entre muitas outras possibilidades! Para nós, a leitura é uma das ferramentas mais poderosas das quais dispomos para a interação com o ambiente e a compreensão do mundo.

Conte para nós qual foi o primeiro livro que você leu ou aquele que mais marcou a sua infância…

Um mundo de interações e descobertas começa aqui. Agende uma visita e venha se encantar com as nossas propostas. 📞 11. 4336.5590 / 📱 11.94456.7317