O ano de 2025 foi marcado por uma jornada de descobertas e práticas que integraram tecnologia, criatividade e reflexão crítica, dentro da disciplina de Pensamento Computacional.
Em fevereiro, os estudantes tiveram sua primeira experiência com a comunicação digital, refletindo sobre o papel da internet em suas vidas e criando podcasts com o tema segurança na internet. Essa produção coletiva permitiu exercitar a oralidade, a pesquisa e a consciência sobre os cuidados necessários no mundo digital.

No mês de março, a atenção voltou-se à programação em Python, com atividades introdutórias que incluíram desde o uso do comando print até a construção de uma calculadora simples. Nesse processo, os alunos também iniciaram discussões sobre como alimentar conteúdos que futuramente poderiam servir para práticas de machine learning, ampliando a compreensão sobre dados e inteligência artificial.
Em abril, os alunos se dedicaram à criação de sites, utilizando protótipos em canvas digital. A culminância desse período foi a Mostra Cultural, onde puderam apresentar os protótipos de seus sites aos pais e à comunidade escolar, vivenciando a experiência de expor um projeto tecnológico em um espaço de diálogo e valorização do protagonismo juvenil.
O mês de maio foi voltado à automação em Python, quando os estudantes exploraram como usar os dados de seus próprios sites em pequenos programas automatizados, exercitando a lógica e compreendendo as possibilidades da integração entre diferentes ferramentas digitais.
Em junho, ampliaram seus horizontes ao utilizar o Google Colab, vivenciando o Python em uma plataforma profissional de programação colaborativa e online. Esse contato proporcionou noções iniciais de ambientes de desenvolvimento em nuvem, já bastante utilizados no mundo acadêmico e no mercado de tecnologia.
Após o recesso, em agosto, os alunos retornaram ao tema da criação digital, desta vez estruturando seus sites no Google Sites. A experiência trouxe um olhar mais prático e aplicado, permitindo a construção de páginas funcionais, com identidade visual e organização de conteúdos.
Já em setembro, o protagonismo ganhou ainda mais destaque com a formação de uma comissão de comunicação. O grupo foi responsável por documentar os projetos das turmas de 7º e 8º ano, fortalecendo a autonomia, a cooperação e a importância de registrar e divulgar experiências escolares de forma organizada e colaborativa. Seguindo a linha de trabalho, em outubro os alunos criarão sites para as turmas de 7º e 8º ano, assumindo o papel de mentores e aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do ano em um projeto de impacto coletivo. Esse momento será de grande importância para consolidar o aprendizado e reforçar a cooperação entre diferentes séries.
 
														 
								










 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			