Ensino Infantil, Explorando o Mundo
Num ambiente acolhedor, estimulante, seguro e afetivo, atendemos crianças a partir do primeiro ano de vida. Acreditamos que a criança é dotada de grande potencial, descoberto e desenvolvido na relação com outras crianças e adultos. Com esse objetivo o ambiente na Educação Infantil na Escola Terra Mater é um facilitador para esses encontros e para o desenvolvimento da autonomia.
Educação Infantil
As vivências e experimentações na primeira infância são fundamentais no desenvolvimento de toda criança. A criança aprende e cresce na relação com outras crianças e adultos. Por isso, oferecemos um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças podem brincar, explorar, aprender e se desenvolver de forma natural e completa.
Nossa escola se organiza em torno do trabalho com projetos, onde a curiosidade, a resolução de problemas, a comunicação, a expressão e o trabalho em equipe são contemplados. Alguns são pré-estabelecidos e outros desenvolvidos a partir da observação dos interesses de cada idade.
Os projetos contemplam dois grandes eixos: Formação pessoal e social (construção da identidade e autonomia) e Conhecimento do mundo (linguagens, espaços, tempos, relações e transformações).
O brincar e a brincadeira tem um papel relevante e presente no nosso dia a dia e através deles as crianças desenvolvem suas habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais.
Além da professora do grupo, há também as aulas com os professores especialistas: Música e Educação Física que acontecem uma vez por semana e Inglês, que acontece quatro vezes por semana.
Linguagens
Experimentando uma variedade de situações comunicativas ricas de sentido, a criança se torna capaz de usar a língua em seus diversos aspectos e se desafia a explorar a língua escrita. A língua, em todas suas funções e formas, é um instrumento essencial para comunicar e conhecer. Nesse sentido, nossa escola vem desenvolvendo, com crianças a partir de 4 anos de idade, um trabalho de “leitura e escrita emergente provisória” proposto pela universidade de Genebra.
Inglês
A aproximação com a Língua Inglesa em nossa escola é feita de maneira lúdica e prazerosa, despertando o interesse pelo idioma. As aulas são planejadas para ampliar o vocabulário e incentivar o uso do inglês em situações cotidianas. As atividades são adaptadas para cada faixa etária, utilizando brincadeiras, jogos, histórias, músicas e vídeos que tornam o aprendizado dinâmico e envolvente. Essa prática interativa facilita a assimilação do novo idioma, tornando o processo de aprendizagem divertido e motivador.
Artes plásticas
As crianças exprimem pensamentos e emoções com imaginação e criatividade: os momentos de arte orientam essa propensão, educando para o prazer do belo e para o sentir estético. Os materiais são explorados com todos os sentidos. As técnicas experimentadas e compartilhadas, a observação dos espaços (bosque, paisagens) e de obras (quadros, arquiteturas, esculturas) ajudam a melhorar a capacidade perceptiva, a cultivar o prazer pela arte.
Música
Por meio de brincadeiras cantadas e da exploração de diversos instrumentos, nossas aulas de música proporcionam uma experiência rica e lúdica para as crianças. Promovendo a socialização, a cooperação e a atenção sonora, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional. A exposição a diversos instrumentos ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a percepção rítmica, enquanto o contato com variadas canções amplia o repertório cultural.
Espaços, tempos, relações e transformações
O trabalho desenvolvido no dia a dia está voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. As crianças, observadoras e curiosas, exploram continuamente a realidade e aprendem a refletir sobre as próprias experiências descrevendo-as, representando-as, reorganizando-as a partir de diversos critérios.
Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um modo de pensar que privilegie a observação, levantando hipóteses para a solução de diferentes situações e desenvolvendo suas potencialidades de atuação sobre a realidade.
Nossa equipe
Na Escola Terra Mater, acreditamos que a educação é um esforço conjunto entre a escola e as famílias. Por isso, construímos uma comunidade acolhedora e colaborativa, onde todos se sentem parte de algo maior. Contamos com um time qualificado e que atua junto há muitos anos, valorizando o papel de cada membro, portaria, equipe de apoio e limpeza, nutricionista, cozinheiras, professores, professores auxiliares, coordenação, assessores e direção para um pleno desenvolvimento das crianças.
Essa união de esforços cria um ambiente de confiança e respeito, onde pais e alunos se sentem seguros e acolhidos em todas as situações.
Nosso Espaço
A arquitetura do espaço escolar foi pensada como um facilitador para o desenvolvimento da autonomia. É estruturado para propiciar relações e encontros: um espaço educativo, estimulante, seguro e afetivo. Temos as salas de referência de cada grupo e os espaços comuns: - Praça (espaço que integra todas a maioria das salas) - Bosque - Salas Multiuso - Biblioteca - Quadra polivalente descoberta - Quadra polivalente coberta.
Adaptação
Entendemos que a adaptação escolar é um processo natural, porém individual para cada criança. É um momento de grandes mudanças e novas experiências, que podem gerar receios e inseguranças tanto para os alunos quanto para os pais.
Por isso, nos dedicamos a tornar essa jornada o mais suave e positiva possível:
Antes das aulas:
Reunião com os pais
Dialogamos com os pais para entender as necessidades e expectativas de cada criança, construindo um plano personalizado de adaptação.
Conhecendo a equipe
Pais e professores se apresentam e trocam informações valiosas sobre os alunos, estabelecendo uma base sólida para a comunicação e o trabalho em conjunto.
Nos primeiros dias:
- Jornada gradual: Iniciamos com períodos curtos de permanência na escola, aumentando gradativamente o tempo à medida que a criança se sente mais confortável.
- Acompanhamento familiar: Um responsável permanece ao lado da criança durante os primeiros dias, proporcionando segurança e familiaridade nesse novo ambiente.
- Construindo afeto: Nossos educadores dedicados criam um vínculo afetivo com cada aluno, oferecendo acolhimento e apoio durante todo o processo de adaptação.
- Respeito ao ritmo individual: Acreditamos que cada criança tem seu próprio tempo de adaptação. Por isso, respeitamos o ritmo de cada família, ajustando o processo de acordo com as necessidades de cada um.
- Estratégias personalizadas: Contamos com diversas ferramentas e técnicas para auxiliar na adaptação, bem como fazemos as orientações necessárias às famílias.
Alimentação
O momento da alimentação é muito importante e realizado por nossa equipe de acordo com a necessidade de cada idade. Iniciamos com os pequeninos numa alimentação individual e aos poucos vamos passando para a alimentação em pequenos grupos.
Estimulamos o uso da lancheira, solicitando aos pais que as crianças façam parte deste momento de organização em casa, exercitando o planejar e o escolher. Temos também a opção do lanche da escola.
No momento do lanche os próprios alunos, ajudantes de cada turma, organizam os jogos americanos e convidam os demais para sentar. É um momento tranquilo e muito gostoso de cada turma, que fortalece a percepção de pertencimento e grupo.
Comunicação e participação
das famílias
Durante o ano o contato com os pais ocorre de várias formas: através das reuniões de pais, dos informes de desenvolvimento dos alunos, das reuniões individuais, de algumas atividades que envolvem a participação dos pais, dos alunos e professores e sempre que necessário.
Nossa comunicação com as famílias é muito próxima e responsiva. Utilizamos a agenda física para algumas turmas e também temos um aplicativo de comunicação com os pais, a AgendaEdu, que possui diversas ferramentas.
Uniforme
Aqui, na Escola Terra Mater, o uniforme escolar representa mais do que apenas uma peça de roupa. Ele é um símbolo de união, pertencimento e igualdade, que conecta toda a nossa comunidade escolar. Ao vestir o uniforme, os alunos se sentem parte de um grupo, fortalecendo o senso de comunidade e identidade com a escola. Além disso, o uniforme elimina as diferenças socioeconômicas entre os alunos, criando um ambiente mais justo e equitativo para todos.
Nosso uniforme é comercializado por algumas malharias, porém mantemos na escola o hábito da troca onde as famílias doam os uniformes que já não servem mais e estes ficam à disposição de novas famílias, criando um ciclo de sustentabilidade e responsabilidade social.
Convênio Bandeirantes
Desde 1995, a Escola Terra Mater e o Colégio Bandeirantes mantêm um convênio oferecendo aos alunos que terminam o Ensino Fundamental - Anos Finais a certeza de continuidade de um processo educativo eficiente e atual, facilitando uma transição suave para o Ensino Médio. Através desta colaboração, nossos alunos têm acesso direto ao Ensino Médio no Band, sem necessidade de processo seletivo, uma prova do reconhecimento e da confiança na excelência do nosso trabalho. O Colégio Bandeirantes é conhecido por sua especialização nos desafios da adolescência, oferecendo uma educação que recria e aperfeiçoa constantemente suas práticas e currículos. Com uma vasta gama de disciplinas complementares e eletivas, o Band assegura que o conhecimento se conecte de maneira significativa com o cotidiano dos estudantes, promovendo desenvolvimento intelectual, moral, crítico e emocional.
Estendido e integral
É um período em que o acolhimento, o cuidado com o bem estar e o desenvolvimento das crianças está nos detalhes: o contato direto entre as famílias e as professoras responsáveis, a roda de conversa com as diferentes turmas, o cantinho da leitura diária, a mesa bem posta para o almoço e para o lanche, o respeito ao tempo de descanso de cada um e na sensibilidade de ofertar propostas e oficinas interessantes e envolventes, mediando escolhas sem tolher a liberdade e a autonomia das crianças.
Para os grupos de G1 e G2, em função das características desta idade, mantemos o mesmo grupo e as mesmas professoras do período regular.
Já para os grupos de G3 a G5, temos as professoras do estendido e integral e os grupos são mesclados em relação a idade.
Organização do período estendido
Organização do período Integral
Onde Estamos
Unidade 1 - Infantil e Fundamental II
secretaria@escolaterramater.com.br
Rua Carlo Del Prete, 55
Centro • São Bernardo do Campo • SP