Ensino de Língua Estrangeira

O mundo está cada vez mais globalizado de forma que nos sentimos cidadãos pertencentes a todos os espaços, nesse sentido a Língua Inglesa é trabalhada desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental e a Língua Espanhola a partir do 6º ano. Os alunos participam de projetos que desenvolvem as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever. Durante o processo acadêmico, os alunos podem participar de exames de certificação internacional de Inglês, o Cambridge English e de Espanhol, o DELE.

Atividades Esportivas Opcionais

Além das aulas de Educação Física, que fazem parte da grade curricular, são oferecidas modalidades esportivas variadas e opcionais.
De acordo com o interesse, os alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais poderão participar das aulas de futebol, ginástica artística, xadrez, judô, ginástica rítmica, basquete, badminton e jogos variados. Além disso, durante o ano, os alunos participam de jogos amistosos e campeonatos, sempre com acompanhamento dos professores.

Musicalização – 1º e 2º ano

A musicalização promove a cooperação e incentiva a apreciação duradoura das artes, enriquecendo a vida cultural e oferecendo uma valiosa fonte de expressão pessoal. As oficinas de musicalização, baseadas na metodologia de Keith Swanwick, oferecem benefícios educacionais significativos, a criança vivencia a música de forma abrangente com foco desde ouvir ouvir de forma ativa, até fazer música em grupo e desenvolvendo habilidades de execução vocal e instrumental.

Flauta – 3º ao 5º ano

O estudo da flauta doce proporciona desenvolvimento das noções musicais, percepção auditiva, técnicas de respiração, além de estimular o trabalho em grupo e favorecer a prática de música em conjunto. Através de melodias inspiradoras, o estudante aprimora habilidades essenciais. A flauta doce se torna um elo que une os alunos em um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo. A prática em conjunto promove a comunicação interpessoal, o respeito ao próximo e a escuta atenta.

Coral - 1º ao 5º ano

A oficina de Coral traz vários benefícios para a vida da criança, desenvolvendo aspectos importantes como o relacionamento interpessoal, a concentração, a respiração e o crescimento social e cognitivo. Ao interpretar as canções, as crianças passam a compreender a relação entre o corpo, voz e a emoção, afinação vocal, interação entre o regente e o coro, além de promover o conhecimento e execução de repertório musical diversificado.

Teatro - 3º ao 5 ano

Nas aulas de teatro nossos alunos embarcam em uma jornada de aprendizado e crescimento, onde a criatividade, a expressão individual e o trabalho em equipe florescem. Através do contato com o fazer cênico, o teatro oferece um espaço seguro para as crianças se expressarem livremente, sem julgamentos ou inibições. No palco, elas exploram suas emoções, desenvolvem a comunicação verbal e não verbal e constroem sua autoconfiança por meio da abordagem de um tema e da expressão corporal.

Ballet - 1º e 2º ano

Além da dança, o Ballet também contribui  para o desenvolvimento de habilidades e capacidades da criança como um todo. O raciocínio, a percepção, a lateralidade, o ritmo, a coordenação motora são requisitados através de estímulos visuais, auditivos, táteis e motor. Ao se moverem ao ritmo da melodia, as crianças desenvolvem sua musicalidade, aprendem a interpretar a música e a expressar seus sentimentos através da dança, além da autoestima,  confiança, e equilíbrio emocional.

Matemática avançada - 1º ao 5º ano

Desenvolver o pensamento matemático é um processo que se inicia desde a educação infantil. Por meio de jogos e desafios, os alunos terão a oportunidade de aprimorar o raciocínio lógico, ampliando a capacidade estratégica de resolução de problemas, assim como a diversificação das formas de pensar. A matemática avançada não é apenas um conjunto de fórmulas e algoritmos, mas um portal para o desenvolvimento de habilidades essenciais em diversos âmbitos da vida.

Pensamento computacional - 1º ao 5º ano

Na oficina de pensamento computacional os alunos desenvolvem as habilidades de raciocinar, representar, comunicar as suas estratégias e resoluções dos problemas, abrangendo todas as áreas do conhecimento. O pensamento computacional está relacionado ao desenvolvimento do pensar, de forma diversa e criativa. De forma lúdica, os alunos vivenciam a integração da tecnologia com o conhecimento humano, ora utilizando equipamentos tecnológicos, ora com objetos analógicos.

Experimento Científico - 1º ao 5º ano

A fascinação e a curiosidade das crianças pelas experiências, levam à investigação. Desenvolver o pensar sobre o que se vê e as diversas possibilidades, aproxima as crianças da ciência. Nesse contexto, a Oficina de Experimento Científico, ajuda nossos alunos a explorarem e entenderem o mundo ao seu redor de uma maneira sistemática e curiosa. São momentos de alegria, fascinação e engajamento que envolvem a observação, questionamento, formulação de hipóteses e realização de experimentos.

Oficina de linguagem - 1º ao 5º ano

A linguagem serve como meio de comunicação e reorganização do pensamento e de todo o processo de constituição da consciência. Durante as oficinas nossos alunos vivenciam atividades em que contam e produzem histórias a partir de diferentes recursos como: dobradura, maquetes, caixa surpresa, etc. Eles pesquisam sobre os mais diversos assuntos, produzindo e apresentando trabalhos a partir de experiências diversas, incluindo maquetes, culinária e experiências diversas.

Árabe - 1º ao 5º ano

O árabe começou a ser amplamente falado em nosso país no período da imigração. No entanto, por mais que a comunidade estrangeira tenha sido expressiva no país, o idioma acabou sendo deixado de lado por muitas famílias. Hoje, um século após a imigração, muitas pessoas continuam a querer aprender a falar esta língua. Em nossa escola, há várias famílias da comunidade árabe, e de várias etnias. A diversidade torna ainda mais rico o processo de aprendizagem dos alunos.

Oficina de Criatividade - 1º ao 5º ano

Na Oficina de Criatividade, a imaginação é a bússola que guia os alunos em uma jornada de autodescoberta e expressão. Através de um caleidoscópio de técnicas e materiais, os participantes são incentivados a explorar diferentes formas de arte, desenvolvendo habilidades essenciais para a vida pessoal e profissional. Essa oficina estimula o uso de diversas formas de expressão, desenvolvendo e aprimorando a habilidade de gerar ideias, soluções e possibilidades originais e úteis.

Oficina de Costura - 1º ao 5º ano

Crianças que nasceram na era digital são mais impacientes e imediatistas, portanto essa oficina proporciona aos nossos alunos, atividades manuais que favorecem a atenção e concentração, exercitando a paciência e desenvolvendo a coordenação
motora fina. São atividades que também ajudam no desenvolvimento emocional, pois, além de lidar com a frustração de, em alguns momentos ser necessário refazer algo que deu errado, a espera e as etapas desse processo favorecem este amadurecimento.

Projeto “Nosso Quintal” - 1º ao 5º ano

Durante esse projeto nossos alunos desempenham o papel de “Guardiões do Quintal”, cuidando e fazendo a manutenção da horta e da composteira, além de promoverem a limpeza e a conservação do quintal e realizarem estudos e descobertas das relações existentes entre os diferentes animais e plantas que compõem o ambiente. Através de ações práticas e engajadoras, eles se conectam com a natureza de forma profunda, desenvolvendo um senso de responsabilidade e aprendendo lições valiosas.

Faça Você Mesmo - 1º ao 5º ano

Durante as Oficinas “Faça você mesmo”, nossos alunos têm a oportunidade de colocar a mão na massa para fazer aquilo que talvez pareça possível só nas mãos de um profissional, também é uma possibilidade de expressar suas emoções, sua história, sua cultura e suas vivências através de alguns valores estéticos, como: beleza, harmonia e equilíbrio. Além de trabalhar a sustentabilidade, a conscientização sobre o respeito ao próximo e as diferentes formas de expressão, o trabalho em equipe e a organização.

Oficina de Modelagem - 1º ao 5º ano

A modelagem estimula a sensibilidade e a criatividade por meio da linguagem artística vivenciada na transformação da matéria modelada. Ao modelar, as crianças vivenciam formas, volumes, a tridimensionalidade, desenvolvem a percepção espacial proporcionando fluidez entre material e artista. A modelagem estimula a sensibilidade tátil, visual e espacial das crianças. Através do contato com diferentes formas e texturas elas aprendem a apreciar a beleza do mundo ao seu redor.

O Coração da Arte - 1º ao 5º ano

Visando despertar e desenvolver o fazer artístico do aluno, essa oficina traz uma proposta de ampliação do conhecimento de mundo ao qual cada um está inserido, ampliando habilidades e potencialidades. Expressando sentimentos e desenvolvendo a criatividade e a capacidade de solucionar problemas o aluno será instigado a despertar e a superar seus limites, ampliando o repertório cultural e estético individual e desenvolvendo autonomia para criar seus próprios projetos.

Jogos variados – 1º ao 5º ano

Com muito dinamismo e atenção às regras e suas adaptações, unimos algumas modalidades esportivas a jogos tradicionais. São jogos como pic-bandeira e basquete, invasão com resgate, pega-fut-queimada entre outros. Através de uma variedade de jogos que atendem a uma diversidade de gostos e preferências, todos se sentem incluídos e motivados, desenvolvendo diversas habilidades essenciais para a vida, como trabalho em equipe e comunicação.

Xadrez - 1º ao 5º ano

O xadrez, mais do que um jogo de tabuleiro, é um universo de desafios intelectuais que aguçam a mente e impulsionam o desenvolvimento. A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento, estratégia e tomadas de decisões. O xadrez exige concentração no momento presente, bloqueando pensamentos distraídos e mantendo a mente focada no jogo. Em um mundo cheio de estímulos, o xadrez ensina a manter o foco e atenção.

Judô - 1º ao 5º ano - Sensei Letícia

Mais do que uma arte marcial, o Judô é uma filosofia de vida que promove o respeito, disciplina e o autocontrole. Nas aulas do nosso projeto, desenvolvidas em parceria com a renomada Associação de Judô Sensei Suga, os alunos embarcam em uma jornada de aprendizado e crescimento, aprimorando suas habilidades físicas, mentais e sociais. É extremamente indicada por médicos, educadores, psicopedagogos, reconhecida como uma atividade física completa e educativa.

Futebol – 1º ao 5º ano

O futebol transcende a simples prática esportiva e se configura como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento individual e social. As aulas de futebol oferecem um ambiente propício para o aprendizado de habilidades físicas, mentais e sociais, impactando positivamente a vida dos alunos em diversos aspectos. As aulas incentivam a adoção de hábitos saudáveis essenciais para o bem-estar físico e mental. Além de estimular o desenvolvimento do espírito esportivo e da disciplina.

Basquete - 3º ao 5º ano

O basquete, além de ser um esporte repleto de adrenalina, é uma jornada de aprendizado, desenvolvimento de habilidades e crescimento pessoal. As aulas de basquete proporcionam momentos de diversão, alegria e descontração, combatendo o estresse e promovendo o bem-estar mental dos alunos. O basquete promove o desenvolvimento de diversas habilidades físicas, como coordenação motora, agilidade, força, velocidade, resistência e explosão muscular.

Ginástica Artística - 1º ao 5º ano

A ginástica artística, mais do que um esporte que exige disciplina, força e flexibilidade, é uma jornada de arte, superação e desenvolvimento pessoal. Ao executar movimentos acrobáticos e coreografados os alunos embarcam em um universo de desafios e oportunidades que transcendem a busca por medalhas, impactando positivamente suas vidas em diversos aspectos. As aulas desenvolvem a iniciação da modalidade, desenvolvendo a autoconfiança e a capacidade de se comunicar através da arte do corpo.

Nossa equipe

Na Escola Terra Mater, acreditamos que a educação é um esforço conjunto entre a escola e as famílias. Por isso, construímos uma comunidade acolhedora e colaborativa, onde todos se sentem parte de algo maior. Contamos com um time qualificado e que atua junto há muitos anos, valorizando o papel de cada membro, portaria, equipe de apoio e limpeza, nutricionista, cozinheiras, professores, professores auxiliares, coordenação, assessores e direção para um pleno desenvolvimento das crianças.

Essa união de esforços cria um ambiente de confiança e respeito, onde pais e alunos se sentem seguros e acolhidos em todas as situações.

Estendido e integral 

É um período em que o acolhimento, o cuidado com o bem estar e o desenvolvimento das crianças está nos detalhes: o contato direto entre as famílias e as professoras responsáveis, a roda de conversa com as diferentes turmas, o cantinho da leitura diária, a mesa bem posta para o almoço e para o lanche, o respeito ao tempo de descanso de cada um e na sensibilidade de ofertar propostas e oficinas interessantes e envolventes, mediando escolhas sem tolher a liberdade e a autonomia das crianças.

Para os grupos de G1 e G2, em função das características desta idade,  mantemos o mesmo grupo e as mesmas professoras do período regular. 

Já para os grupos de G3 a G5, temos as professoras do estendido e integral e os grupos são mesclados em relação a idade.

Organização do período estendido

 

Organização do período Integral