O vermelho do colorau, o amarelo do açafrão, o marrom da canela… tantas cores, aromas, sabores… e arte!
Com tintas feitas a partir desses e outros temperos da culinária brasileira, nossos alunos do G2 criaram obras de arte com o predomínio de todos os tons da estação. O processo de produção de tinta artesanal é simples e divertido: basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural. As crianças adoraram preparar as próprias tintas!
Essas vivências no processo artístico desenvolvem a criatividade e imaginação, auxiliam na organização de ideias, percepções do meio ambiente e na representação da realidade que os cerca.
Mas você sabe como surgiu a ideia de usar elementos da natureza na produção de tintas?
Os seres humanos sempre misturaram elementos que encontravam na natureza para poderem se expressar. As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante”, para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.
Alfredo Volpi (1896- 1988), por exemplo, preparava suas tintas utilizando a clara do ovo como elemento “ligante”.
Um mundo inteiro de encantos e conhecimentos começa aqui. Venha conhecer nossa proposta. 📞 11.4336.5590 / 📱 11.94456.731
Deixe um comentário