Aprendendo com as mãos: por que pedimos trabalhos como as maquetes?

Muitos de vocês podem estar se perguntando por que, em um mundo tão digital, pedimos a nossos alunos do 3º ano para fazerem uma maquete do quarteirão da escola. Afinal, não seria mais fácil apenas usar o Google Maps ou um app 3D?

A resposta é simples: acreditamos no poder da aprendizagem que vai além da tela.

A maquete como ferramenta de ensino

  1. Desenvolvimento do raciocínio espacial: O conceito de espaço e de “mapa” é abstrato para a idade deles. Ao construir, as crianças precisam entender a proporção, a distância e a posição dos elementos. Isso ajuda a construir a base para o pensamento lógico e matemático no futuro.
  2. Trabalho em equipe e resolução de problemas: Seja em grupo ou individualmente, o projeto exige planejamento. Como eles vão representar a padaria? E a árvore do estacionamento? Essas decisões estimulam a colaboração e a criatividade.
  3. Conexão com o mundo real: A maquete traz a sala de aula para a realidade. Eles saem do mundo virtual e percebem o ambiente que os cerca de uma forma nova, valorizando os detalhes da comunidade.
  4. Habilidades que a tecnologia não substitui: A maquete envolve habilidades manuais, paciência e a satisfação de ver um projeto ganhar forma. São competências essenciais que complementam o aprendizado digital e preparam nossos alunos para um futuro onde o pensamento crítico e a capacidade de inovar são cada vez mais importantes.

Nosso objetivo é que a escola seja um lugar onde a tecnologia e as tradições se complementam. As maquetes não são um retrocesso, mas sim uma forma de construir pontes entre o mundo físico e o virtual, preparando nossos alunos para serem cidadãos completos e curiosos.

O toque final: a exposição dos trabalhos

Para celebrar o esforço e a criatividade dos nossos pequenos, realizamos uma exposição das maquetes na escola. Foi uma oportunidade de compartilhar as criações com outras turmas, valorizando seus trabalhos e fortalecendo autoestima e pertencimento.