Linguagens 

Experimentando uma variedade de situações comunicativas ricas de sentido, a criança se torna capaz de usar a língua em seus diversos aspectos e se desafia a explorar a língua escrita. A língua, em todas suas funções e formas, é um instrumento essencial para comunicar e conhecer. Nesse sentido, nossa escola vem desenvolvendo, com crianças a partir de 4 anos de idade, um trabalho de “leitura e escrita emergente provisória” proposto pela universidade de Genebra. 

Inglês

A aproximação com a Língua Inglesa em nossa escola é feita de maneira lúdica e prazerosa, despertando o interesse pelo idioma. As aulas são planejadas para ampliar o vocabulário e incentivar o uso do inglês em situações cotidianas. As atividades são adaptadas para cada faixa etária, utilizando brincadeiras, jogos, histórias, músicas e vídeos que tornam o aprendizado dinâmico e envolvente. Essa prática interativa facilita a assimilação do novo idioma, tornando o processo de aprendizagem divertido e motivador.

Artes plásticas 

As crianças exprimem pensamentos e emoções com imaginação e criatividade: os momentos de arte orientam essa propensão, educando para o prazer do belo e para o sentir estético. Os materiais são explorados com todos os sentidos. As técnicas experimentadas e compartilhadas, a observação dos espaços (bosque, paisagens) e de obras (quadros, arquiteturas, esculturas) ajudam a melhorar a capacidade perceptiva, a cultivar o prazer pela arte.

Música

Por meio de brincadeiras cantadas e da exploração de diversos instrumentos, nossas aulas de música proporcionam uma experiência rica e lúdica para as crianças. Promovendo a socialização, a cooperação e a atenção sonora, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional. A exposição a diversos instrumentos ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a percepção rítmica, enquanto o contato com variadas canções amplia o repertório cultural.

Espaços, tempos, relações e transformações 

O trabalho desenvolvido no dia a dia está voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. As crianças, observadoras e curiosas, exploram continuamente a realidade e aprendem a refletir sobre as próprias experiências descrevendo-as, representando-as, reorganizando-as a partir de diversos critérios. 

Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um modo de pensar que privilegie a observação, levantando hipóteses para a solução de diferentes situações e desenvolvendo suas potencialidades de atuação sobre a realidade.

Nossa equipe

Na Escola Terra Mater, acreditamos que a educação é um esforço conjunto entre a escola e as famílias. Por isso, construímos uma comunidade acolhedora e colaborativa, onde todos se sentem parte de algo maior. Contamos com um time qualificado e que atua junto há muitos anos, valorizando o papel de cada membro, portaria, equipe de apoio e limpeza, nutricionista, cozinheiras, professores, professores auxiliares, coordenação, assessores e direção para um pleno desenvolvimento das crianças.

Essa união de esforços cria um ambiente de confiança e respeito, onde pais e alunos se sentem seguros e acolhidos em todas as situações.

Adaptação

Entendemos que a adaptação escolar é um processo natural, porém individual para cada criança. É um momento de grandes mudanças e novas experiências, que podem gerar receios e inseguranças tanto para os alunos quanto para os pais.

Por isso, nos dedicamos a tornar essa jornada o mais suave e positiva possível:

Antes das aulas:

Reunião com os pais

Dialogamos com os pais para entender as necessidades e expectativas de cada criança, construindo um plano personalizado de adaptação.

Conhecendo a equipe

Pais e professores se apresentam e trocam informações valiosas sobre os alunos, estabelecendo uma base sólida para a comunicação e o trabalho em conjunto.

Nos primeiros dias:

  • Jornada gradual: Iniciamos com períodos curtos de permanência na escola, aumentando gradativamente o tempo à medida que a criança se sente mais confortável.
  • Acompanhamento familiar: Um responsável permanece ao lado da criança durante os primeiros dias, proporcionando segurança e familiaridade nesse novo ambiente.
  • Construindo afeto: Nossos educadores dedicados criam um vínculo afetivo com cada aluno, oferecendo acolhimento e apoio durante todo o processo de adaptação.
  • Respeito ao ritmo individual: Acreditamos que cada criança tem seu próprio tempo de adaptação. Por isso, respeitamos o ritmo de cada família, ajustando o processo de acordo com as necessidades de cada um.
  • Estratégias personalizadas: Contamos com diversas ferramentas e técnicas para auxiliar na adaptação, bem como fazemos as orientações necessárias às famílias.  

Alimentação 

O momento da alimentação é muito importante e realizado por nossa equipe de acordo com a necessidade de cada idade. Iniciamos com os pequeninos numa alimentação individual e aos poucos vamos passando para a alimentação em pequenos grupos. 

Estimulamos o uso da lancheira, solicitando aos pais que as crianças façam parte deste momento de organização em casa, exercitando o planejar e o escolher. Temos também a opção do lanche da escola. 

No momento do lanche os próprios alunos, ajudantes de cada turma,  organizam os jogos americanos e convidam os demais para sentar. É um momento tranquilo e muito gostoso de cada turma, que fortalece a percepção de pertencimento e grupo.  

Uniforme

Aqui, na Escola Terra Mater, o uniforme escolar representa mais do que apenas uma peça de roupa. Ele é um símbolo de união, pertencimento e igualdade, que conecta toda a nossa comunidade escolar. Ao vestir o uniforme, os alunos se sentem parte de um grupo, fortalecendo o senso de comunidade e identidade com a escola. Além disso, o uniforme elimina as diferenças socioeconômicas entre os alunos, criando um ambiente mais justo e equitativo para todos.

Nosso uniforme é comercializado por algumas malharias, porém mantemos na escola o hábito da troca onde as famílias doam os uniformes que já não servem mais e estes ficam à disposição de novas famílias, criando um ciclo de sustentabilidade e responsabilidade social.

Estendido e integral 

É um período em que o acolhimento, o cuidado com o bem estar e o desenvolvimento das crianças está nos detalhes: o contato direto entre as famílias e as professoras responsáveis, a roda de conversa com as diferentes turmas, o cantinho da leitura diária, a mesa bem posta para o almoço e para o lanche, o respeito ao tempo de descanso de cada um e na sensibilidade de ofertar propostas e oficinas interessantes e envolventes, mediando escolhas sem tolher a liberdade e a autonomia das crianças.

Para os grupos de G1 e G2, em função das características desta idade,  mantemos o mesmo grupo e as mesmas professoras do período regular. 

Já para os grupos de G3 a G5, temos as professoras do estendido e integral e os grupos são mesclados em relação a idade.

Organização do período estendido

 

Organização do período Integral