Ensino de Língua Estrangeira

O mundo está cada vez mais globalizado de forma que nos sentimos cidadãos pertencentes a todos os espaços e não só ao lugar onde vivemos. Este sentido de pertencimento e de responsabilidade social nos leva à necessidade de conhecer novos códigos linguísticos que facilitem a comunicação e o contato com diferentes culturas. A Língua Inglesa é trabalhada desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental e a Espanhola a partir do 6º ano. Os alunos participam de projetos e são trabalhados para que desenvolvam as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever. 

São 5 aulas de Inglês dentro da grade curricular, que acontecem integralmente na língua inglesa, proporcionando um ambiente de imersão no idioma.  Com o programa bilíngue desenvolvido na escola, o aluno desenvolve o seu inglês ao mesmo tempo em que amplia seus conhecimentos nas diversas áreas de estudo. Além disso, desenvolve competências e habilidades importantes como – colaboração, criatividade, pensamento crítico, inovação e habilidades  socioemocionais.

Durante o processo acadêmico, os alunos podem participar de exames de certificação internacional de Inglês, o Cambridge English e de Espanhol, o DELE. 

Atividades Extracurriculares - Horário Ampliado

 

Acompanhamento de estudo e tarefa de casa - 6º e 7º anos

Nesta fase da vida escolar, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, pois precisam se apropriar das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos. O acompanhamento de estudo e tarefa de casa é realizado por uma professora, que tem por objetivo oferecer ferramentas e estratégias que fortaleçam os alunos e os auxiliem no desenvolvimento da autonomia.

Matemática Avançada - 6º ao 9º anos

Constatamos em nossa escola um representativo grupo de alunos com altas habilidades em Matemática. Sendo assim, a equipe pedagógica e de gestão , como forma de estímulo, propõe aulas de aprofundamento do raciocínio lógico, desenvolvendo talentos e singularidades em um ambiente que corresponde aos padrões particulares dos nossos alunos. Através dessa iniciativa valorizamos as singularidades e potencializamos as habilidades matemáticas de cada estudante.

Jornal Terra Mater

A partir dos trabalhos de leitura e análise desenvolvidos com os jornais Joca e Tino Econômico, a nossa equipe estruturou o projeto Jornal Terra Mater, que oferece aos alunos  a possibilidade de produzir um jornal da escola. Para a produção do jornal os alunos montam equipes de trabalho que se tornam responsáveis pela pauta dos assuntos a serem pesquisados, pelas entrevistas e seleção das reportagens, pela escrita das matérias, entre outras. São criadas três adições ao ano. 

Terra Maker

A oficina Terra Maker oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver a criatividade em práticas artesanais associadas à programação.
No 6º ano, a oficina Terra Maker é opcional. A partir do 7º ano, é aprofundada nas aulas de Pensamento Computacional, que fazem parte da grade curricular. Os alunos participam de atividades práticas e projetos colaborativos que exploram programação, eletrônica e robótica, utilizando ferramentas como Tinkercad, Arduíno, Makey Makey e Scratch.

Aulas de instrumentos musicais

Os alunos que têm interesse em aprender um instrumento musical ou fazer parte de bandas, podem escolher um instrumento e participar das aulas. Oferecemos aulas de teclado, violão, bateria, guitarra, contrabaixo. Além da aula de técnica vocal para que as bandas tenham mais cantores em suas apresentações.

Canto Coral

O Canto Coral desenvolve a prática musical através da voz e da harmonia. Durante a oficina os alunos têm a possibilidade de aprimorar a concentração, a memória, o raciocínio, o trabalho em grupo, a expressão e a criatividade, além de ampliar o repertório musical enriquecendo o processo de aprendizagem cultural.

Teatro

É preciso assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais e aprofundar a aprendizagem de diferentes linguagens. A proposta da Oficina de Teatro é desenvolver um processo criativo de percepção e expressão corporal. Pretende-se, a partir da abordagem de um tema, oferecer oportunidade de contato com o fazer cênico.

Árabe  - 6º ao 9º ano

O árabe começou a ser amplamente falado em nosso país no período da imigração sirio-libanesa, entre o final do século XIX e o início do século XX. Hoje, um século após a imigração, muitas pessoas continuam a querer aprender a falar esta língua. Em nossa escola, há várias famílias da comunidade árabe, e de várias etnias. A diversidade  torna ainda mais rico o processo de aprendizagem dos alunos. Essas aulas são ministradas para alunos que estão em nível intermediário.

Atividades esportivas - 6º ao 9º ano

A prática esportiva faz parte da rotina escolar por auxiliar no desenvolvimento físico, psicomotor, emocional e social. Além das aulas de Educação Física, que fazem parte da grade curricular, são oferecidas modalidades esportivas variadas e opcionais. É importante que os jovens possam ter acesso a um conhecimento mais aprofundado de algumas das práticas corporais, como também sua realização em contextos de lazer e saúde, dentro e fora da escola.

Oferecemos aos nossos alunos o contato com diferentes modalidades esportivas, que são escolhidas a partir de suas preferências e afinidades. A Educação Física faz parte da grade curricular, as demais são optativas.

  • Futsal masculino e feminino 
  • Esporte de Raquete
  • Vôlei   
  • Handebol
  • Ginástica artística 
  • Xadrez 
  • Judô

Avaliação

Nossas aulas são elaboradas de modo que o aluno tenha tempo de assimilar e estabelecer relações entre conceitos aprendidos e o seu dia a dia. Para que esse processo ocorra, o aluno precisa de tempo para se preparar para as aulas, para pesquisar, debater os conceitos, sistematizar, estudar, analisar os erros e solidificar a aprendizagem de forma que ele encontre um sentido e significado.

A avaliação acompanha esse processo. Além dos projetos e das provas, os alunos são avaliados quanto à participação, responsabilidade, organização, trabalho em grupo e a forma como se relacionam com a sua aprendizagem.

No decorrer do ano temos 3 períodos. Ao término dos períodos, os alunos recebem um feedback quantitativo (notas) e qualitativo (relatório escrito por cada professor). Os pais têm acesso aos informes e participam junto com seus filhos de um encontro com cada professor para que juntos tracem estratégias para dar continuidade à evolução de cada aluno.

Olimpíadas de Matemática

A Escola Terra Mater possibilita aos seus alunos a oportunidade de participar das Olimpíadas de Matemática, proporcionando uma experiência desafiadora e diferente. Os concursos têm por objetivo incentivar os estudantes a trabalhar outras habilidades além da Matemática tais como a motivação, a resiliência e a autoconfiança. A verdadeira competição reside na superação individual e na jornada de aprimoramento e de estudo constante. As provas, em alguns momentos, individuais, em outros em grupo, apresentam questões de raciocínio lógico, estimulando estratégias criativas de resolução de problemas em diferentes níveis de dificuldade. São abordados temas do cotidiano dos jovens, permitindo que eles visualizem a aplicação prática da Matemática no mundo real.

Olimpíadas de Português

A escola tem por objetivo fomentar o bom uso da Língua Portuguesa entre os alunos. Participando da Olimpíada de Português, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre a língua resolvendo problemas, jogos e desafios idiomáticos, além de interpretar os textos em suas diversidades.

Socioemocional

O principal objetivo da ODS 3 é “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas de todas as idades.” Desde 1947 a OMS (organização mundial da saúde) definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

Pensando no bem-estar dos nossos alunos como um todo e principalmente nos aspectos socioemocionais,  a Escola, em parceria com a ASEC ( Associação pela Saúde Emocional da Criança)  aplica programas de promoção de saúde emocional. 

O principal objetivo destes programas é que os alunos se apropriem de suas próprias habilidades para saber lidar com os seus próprios sentimentos e que sejam capazes de trabalhar e produzir, contribuindo com a comunidade a qual pertence.

Nossa equipe

Na Escola Terra Mater, acreditamos que a educação é um esforço conjunto entre a escola e as famílias. Por isso, construímos uma comunidade acolhedora e colaborativa, onde todos se sentem parte de algo maior. Contamos com um time qualificado e que atua junto há muitos anos, valorizando o papel de cada membro, portaria, equipe de apoio e limpeza, nutricionista, cozinheiras, professores, professores auxiliares, coordenação, assessores e direção para um pleno desenvolvimento das crianças.

Essa união de esforços cria um ambiente de confiança e respeito, onde pais e alunos se sentem seguros e acolhidos em todas as situações.

Estendido e integral 

É um período em que o acolhimento, o cuidado com o bem estar e o desenvolvimento das crianças está nos detalhes: o contato direto entre as famílias e as professoras responsáveis, a roda de conversa com as diferentes turmas, o cantinho da leitura diária, a mesa bem posta para o almoço e para o lanche, o respeito ao tempo de descanso de cada um e na sensibilidade de ofertar propostas e oficinas interessantes e envolventes, mediando escolhas sem tolher a liberdade e a autonomia das crianças.

Para os grupos de G1 e G2, em função das características desta idade,  mantemos o mesmo grupo e as mesmas professoras do período regular. 

Já para os grupos de G3 a G5, temos as professoras do estendido e integral e os grupos são mesclados em relação a idade.

Organização do período estendido

 

Organização do período Integral