Escola Terra Mater

Seja bem-vindo

50 anos dedicados à educação

No ano de 1967, no centro de São Bernardo do Campo, nascia a Escola Terra Mater. Com isso se iniciava uma longa e rica experiência em educação. Tal experiência propunha uma escola voltada para a infância e adolescência em que a educação competia à escola e à família e, como tal, necessitava de solidariedade, de responsabilidade recíproca e de participação conjunta. E assim aconteceu e continua até hoje.

A Escola Terra Mater ainda mantém o mesmo propósito de ser uma instituição educacional, com princípios de profundo respeito pela criança; com uma equilibrada atenção tanto às questões relacionadas com a aquisição de conhecimentos, quanto com a construção de atitudes e valores; com um cuidado com o espaço físico e uma rigorosa seleção dos recursos didáticos destinados ao ensino; com uma equipe de profissionais em permanente processo de formação e uma busca constante de atualização.

Em 1995, a Escola Terra Mater iniciou convênio com o Colégio Bandeirantes, oferecendo aos alunos, que terminam o Ensino Fundamental II, a certeza da continuidade de um processo educativo eficiente e atual.

Temos um propósito

Nossa proposta é alicerçada na visão de ensino que prioriza a formação integral e humanística, respeitando e adequando-se a cada etapa do desenvolvimento do aluno.

O objetivo da nossa educação é possibilitar o desenvolvimento das potencialidades do aluno, para que, ao mesmo tempo, tenha acesso à autorrealização e à cidadania, inscrevendo-se como membro consciente e dinâmico a serviço da sociedade e do país. Esses princípios são vivenciados no cotidiano pedagógico que inclui a atuação da equipe de educadores com os alunos no convívio diário.

Nossa pedagogia vem ajustando-se e antecipando-se às necessidades determinadas pelas mudanças sociais, pelo progresso e pelas alterações de expectativa, consciente de que deve priorizar a educação integral do aluno, focalizando o conhecimento, a conduta ética e a atitude interior na totalidade do ser humano.

Nossa razão de ser

Faz parte do nosso papel trabalhar o conhecimento de forma significativa para o aluno, que garanta uma formação intelectual ativa, valorizando o conhecimento qualitativo que estimula a investigação, o saber em profundidade. Isso inclui o aprender a ter acesso à liberdade, responsável pela geração gradativa de padrões internos de conduta de autodisciplina.

Toda educação exige firmeza, disciplina consciente, vontade e liberdade, por isso o aprendizado cotidiano prepara para o equilíbrio e maturidade psicológica do futuro adulto. Nosso projeto estimula o autoconhecimento, trabalhamos para que o aluno se conscientize de seu potencial intelectual, criativo e social e se esforce por desenvolvê-lo e realizá-lo.

Convívio é uma função primordial da educação. Na escola, o aluno exercita esse convívio cotidianamente o que facilitará a sua inserção futura, quando adulto, na comunidade. Cooperação, respeito, participação proporcionam a compreensão das normas sociais e a consciência da importância de cada indivíduo no compromisso com o outro, com sua comunidade, com seu país.

Entre em contato

Fale conosco ou agende uma visita para conhecer a Terra Mater pessoalmente. Teremos prazer em receber você e sua família.



Se preferir, ligue: (11) 4330-2588 / 4330-7815

Unidade I

Educação Infantil e Fundamental II
Rua Carlo Del Prete, 55 | Centro
São Bernardo do Campo – SP
CEP.: 09710-230
Fone | Fax: (11) 4330-2588 / 4330-7815
Email: secretaria@escolaterramater.com.br

Unidade II

Fundamental I
Rua João Pessoa, 210 | Centro
São Bernardo do Campo – SP
CEP.: 09715-000
Fone | Fax: (11) 4123-6357 / 4121-7291
Email: secretaria2@escolaterramater.com.br